Branco
Regra nº 1: Na dúvida, não invente. Vá de branco. A camisa branca é a peça coringa, pois aceita todos os tipos de cores, estampas e listras. Porém, o que a maioria dos homens não sabe é que, se o intuito é destacar a combinação inteira, é recomendável que se escolha uma gravata que tenha detalhes em branco. O resultado é outro.
Cores Sólidas
Regra nº 2: Escolha uma gravata que tenha nos detalhes a cor-base da sua camisa. Não interessa qual será a estampa, certifique-se de que esta contenha em algum lugar, a mesma cor escolhida para a camisa.
Xadrez
Um pouquinho mais complicado de se combinar. Aqui valem duas regras.
Regra nº 3: Quando se tratar de xadrez pequeno, o primeiro ponto é visualizar a cor da linha quadricular e não a cor-base da camisa. É a cor da linha que vai ditar a cor da gravata. Isto é, se a camisa for predominantemente branca, e o xadrez for azul, certifique-se que a gravata contenha azul. E lembre-se, se optar por uma gravata com motivos, vale a regra da inversão - o motivo deve ser maior do que o quadriculado da camisa.
Regra nº 4: Quandro se tratar de xadrez grande, a regra é oposta. O ponto de partida é a cor-base da camisa. É ela quem vai ditar a cor que deverá ser escolhida para a gravata, diferentemente do que ocorre quando o xadrez for pequeno, que é a cor da linha que deve ser predominante na gravata.
Se a gravata for estampada, aqui vale a regra da proporção - xadrez grande, motivo grande.
Agora não vamos esquecer das gravatas listradas. Muita gente diz que ao se usar camisa xadrez, deve-se passar longe das gravatas listradas. Errado. A regra é a mesma para as gravatas listradas.
Listras
Assim como acontece com as camisas xadrez, as camisas listradas também inspiram algumas dúvidas. Na verdade, vale aqui uma única e importantíssima regra - a regra da inversão.
Regra nº 5: Quando se tratar de listras finas, os motivos devem ser grandes. Por outro lado, quando se tratar de listras grossas, os motivos ou estampas devem ser mais delicados.
0 comentários:
Postar um comentário